Semana Mundial de Aleitamento Materno vem ai!
19

Postado por  em Blog

Campanha Doe Vidro Doe Vida A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece de 1 a 7 de agosto, participem doando potes de vidro ao Banco de Leite mais próximo

Nesta primeira semana de agosto é comemorada a Semana Mundial  do Aleitamento Materno.  A ABIVIDRO, entidade que reúne as indústrias de vidro do país, reafirma seu compromisso com a causa dando continuidade à campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’ que, em apoio à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, busca conscientizar a população a respeito da importância da doação de potes de vidro para o armazenamento de leite materno.

O leite humano arrecadado em postos de doação só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, o material mais seguro para essa finalidade. Por ser inerte e biologicamente inativo, o vidro evita contaminações conservando os nutrientes do leite. Contudo, os postos de doação e maternidades têm muita dificuldade em conseguir a quantidade necessária desse tipo de recipiente (cerca de 170 mil potes de vidro por ano) e, por isso, é importante conscientizar a população a respeito da doação.

Durante todo o ano, as embalagens de vidro podem ser doadas nos Bancos de Leite de São Paulo, porém, durante a Semana do Aleitamento Materno, a ABIVIDRO intensificará seus esforços com os parceiros para a arrecadação dos recipientes.

É importante lembrar que os potes de vidro a serem doados precisam ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel, geléias, entre outros. Todos os potes arrecadados nestes dois pontos vão ser destinados à Rede de Banco de Leite Humano do Brasil, que fará a triagem, esterilização e armazenamento dos recipientes.

A Importância da doação de leite materno

O leite materno possui tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida, inclusive água. Segundo pediatras, esse é o alimento padrão não só pelo benefício nutricional, mas também pela consolidação dos vínculos afetivos com a mãe e pela cobertura imunológica. O leite materno seria como uma primeira vacina que o bebê recebe. Ele evita doenças como diarréia e pneumonia, diminuindo a mortalidade infantil.

No Brasil os bancos de leite humano são responsáveis por salvar mais de 170 mil crianças da desnutrição infantil e participam de vários programas promovidos pelo Ministério da Saúde na área de segurança alimentar da população.

O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), do leite de transição e do leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou nutricionista.

Mais informações sobre os Bancos de Leite Humano no Brasil no site:  http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Mais informações sobre a campanha ‘Doe Vidro.Doe Vida’ em:  http://www.epuroevidro.com.br/campanha-doe-vidro-doe-vida

Campanha Doe Vidro Doe Vidalogo-e-puro-e-vidro1

Comente uma ideia!

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* campo obrigatório