Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável é tema da 25a Semana de Aleitamento Materno
08

Postado por  em Blog

IMG_6386O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, referência em Banco de Leite na região metropolitana de São Paulo, comemorou a 25a Semana Mundial de Aleitamento Materno com o tema: Aleitamento como chave para o desenvolvimento sustentável.

O alcance e realização de seu trabalho envolvendo o leite materno hoje foi comemorado com homenagens e muita emoção. Dr. Corintio Mariani Neto, diretor técnico do hospital, lembrou todas as parcerias que compuseram este sucesso: a Renata que trouxe o SAMU, a LBV, o Cantinho da Mamãe, a Capricho, a Casa da Publicidade e a Abividro com a campanha Doe Vidro. Doe Vida.

A coordenadora do Banco de Leite, Dra. Andrea Penha Spinola Fernandes, apresentou o tema ‘E se ninguém amantasse, o que aconteceria com o mundo?’ baseado nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU sobre sustentabilidade reconhecidos desde a Eco 92 e definidos em 2015. Se contarmos que nascem 77 milhões de bebês todos os anos, teríamos escassez de água – são necessários aproximadamente 30 l de água para preparar as 6 mamadas que um bebê consome todos os dias; teríamos um consumo de gás e energia que esgotaria rapidamente; colapso no sistema de trabalho – mães que não amamentam faltam ao trabalho pois seus filhos ficam mais doentes, já mães que são incluídas nas empresas com programas de aleitamento materno e creches são fidelizadas e as empresas gastariam menos com treinamentos sistemáticos de novos funcionários – isso sem falar na redução da expectativa de vida e menores índices de QI em crianças que não foram amamentadas. Relembrando a questão da sustentabilidade, um cálculo aproximado soma mais de 20 bilhões de embalagens de leite fluído que iriam parar no meio ambiente e a necessidade de 4 milhões de vacas produzindo leite para suprir a demanda – lembrando mais uma vez a emissão de gás metano por essa ‘manada’ em terreno de 134 mil hectares!! Os números não deixam dúvidas, por essas e tantas outras vantagens e benefícios à saúde de todos, é preciso apoiar, proteger e incentivar a Rede de Amamentação!

A Abividro, através de sua campanha de doação de potes de vidro para bancos de leite, ficou honrada com esta parceria e espera continuar trabalhando, pois como a Dra. Renata disse, cada doador da campanha não doa apenas leite ou pote, DOA VIDA.

Participem! Doe Vidro. Doe Vida.

IMG_6380

scan0146

Comente uma ideia!

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* campo obrigatório